builderall

Os órgão podem causar dores ósseas e musculares! E ao longo deste texto você vai entender um pouco mais o porque.

Atualmente tudo centraliza nas especializações onde uns tratam somente o estomago, outro o ombro e geralmente se esquecem que o corpo é único, dividido em compartimentos, porém como várias engrenagens se uma delas falhar consequentemente o processo final estará comprometido.

Os ossos é todo o arcabouço estrutural do corpo, ele sustenta todos os demais sistemas, consequentemente sustenta os órgãos vitais através de ligamentos. Imagina se todos os órgãos ficassem suspensos? Toda vez que mudássemos de posição eles seriam modificados pela força de gravidade, e ficariam indo de um lado para o outro e nossa barriga ficaria se movimentando, imagina esta cena! Seria muito estranho não é verdade? E para evitar isso os órgãos são fixados por ligamentos que vão dos ossos e também ligam aos órgãos próximos, como exemplo temos o estomago que está ligado ao fígado através do ligamento denominado omento menor.

Todos os órgão ao respirar necessitam se movimentar para se adaptar a força que o diafragma (músculo da respiração) exerce sobre eles. Quando por algum motivo este movimento está impedido  ou diminuído exerce uma alteração na função do órgão envolvido e isso ocasiona uma tensão, rigidez desta estrutura , podendo assim diminuir os movimentos dos ossos que estão ligados a ele. Esta rigidez poderia dar dores ao toque na região do órgão e ate mesmo alterar a mecânica normal dos ossos que estão conectados, proporcionando assim dor em duas estruturas distintas.

colicaslombar

Outra associação que existe é que todos os órgãos possuem uma inervação que derivam de um seguimento da coluna, ou seja, o nervo desce do cérebro pela medula e sai da coluna para os órgão. Os nervos nada mais são que fios de energia, que ligam e desligam as funções dos órgãos. Porem estes nervos se comunicam com os órgãos e também com o segmento vertebral. Ou seja se existe algo errado com o órgão ele emite uma resposta de dor para a região da coluna de onde saiu este nervo, podemos associar como se fosse um curto circuito na região. Deste modo é possível provocar dor em uma região distante do problema.

Utilizando este raciocínio fica fácil entender porque uma úlcera ou uma tensão do estomago é capaz de provocar dores na região torácica média entre as vértebras T6 e T9 próximo da região das escápulas (asas).

Então por esta interligação entre os sistemas é possível SIM ter dores em regiões distantes de onde realmente está o problema e muitas vezes passa despercebido pela maioria das pessoas. O Osteopata é capaz de identificar estas tensões e suas derivações de dores, através de avaliações específicas, identificando assim a origem real do problema, corrigindo e permitindo que o corpo se cure.