builderall

Qual é a causa da minha dor no joelho? Esta é uma pergunta constante em consultórios e muitas vezes são respondidas vagamente ou comumente tem-se com resposta que é por causa da idade.

Neste texto abordo algumas das causas que provocam dores no joelho, esclarecendo assim algumas dúvidas.

Na osteopatia dificilmente entendemos que o real causador do problema se encontra onde sentimos dor, isso pela maioria das pessoas é improvável, porem a explicação é que nosso corpo tem uma capacidade enorme de adaptação, com o intuito de sobreviver, e por causa destas adaptações podem gerar dores a distancia.  Independente se temos artrose, lesão do menisco, degenerações, exceto quando se tem um trauma ou entorse. No caso dos joelhos podemos destacar causas articulares, neurais, fasciais, viscerais, arteriais e até com fundo emocional que descreverei abaixo.

Causas articulares: quando se tem alguma articulação com disfunção, ou seja, que está com diminuição de movimento (bloqueio) automaticamente o corpo cria adaptações compensando esta diminuição com um aumento de movimento das articulações mais próximas. Com isso podemos dizer que uma diminuição do movimento de tornozelo, quadril e ou lombar podem desencadear aumento compensatório de movimento da articulação do joelho, provocando assim um aumento da sobrecarga da região ocasionando dor. Estes bloqueios podem ocorrer por trauma (ex. entorse de tornozelo), contraturas musculares, encurtamentos entre outros aspectos.

Neurais: Todos os nervos tem origem de alguns segmentos da coluna, e se houver qualquer comprometimento dos segmentos de uma vértebra, isso cria um segmento facilitado da mesma, ocasionando uma facilitação neural, o que isso significa ele altera a condução da informação que vai do cérebro para o músculo, fazendo com que o músculo tenha anormalidades na sua função, contrai errado, ou atrase o momento correto de contrair. No caso do Joelho os principais nervos que podem ser afetados são o nervo femoral e obturatório que tem origem nas vértebras L2,L3 e L4.

Viscerais e fasciais: sabemos que o corpo é integrado não existe ortopedia separado de ginecologia, e por este motivo todas as alterações dos órgãos influenciam  diretamente os ossos, pois os órgãos são presos aos ossos através de ligamentos, porque se não eles ficariam flutuando. Todo órgão apresenta um movimento, principalmente pelo movimento do diafragma ao respirar, então se por acaso estes órgãos estiverem com deficiência nos movimentos automaticamente ele limitará os ossos que estão diretamente ligados, outra ligação direta é através dos nervos que inervam os órgãos. Se os órgãos mandam informação erradas para a coluna, ocasiona o que expliquei no trecho acima, ocasiona uma facilitação neural. Este tópico existem outras coisas que serão abordadas em outros textos, por ser um assunto polemico.

Arteriais: Muitas vezes pode ocorrer alterações diretas nas artérias que levam sangue para a região das estruturas que envolvem o joelho, isto ocorre por uma alteração no controle vaso motor, ou seja, dos músculos que envolvem as artérias, fazendo com que estes músculos entrem em espasmo (duros) e diminua assim a luz da artéria, diminuindo o fluxo de sangue que chega na articulação. Se chegar menos sangue isso significa que chega menos oxigênio, nutrientes e células que regeneram e combatem os problemas.

Emocional: Seguindo outras linhas de pensamentos podemos apontar que as dores no joelho é fruto de situações vividas que nos fazem a se sentirem submissas a algo, um exemplo disso seria uma mulher que se submete a tudo o que o marido fala, que se ajoelha sempre perante a ele, isto faz com que o joelho diminua seu valor e entre num processo de degeneração. lembrando que isso é só um exemplo


Então podemos concluir que normalmente a dor no joelho é o resultado de várias adaptações que o seu corpo realizou para tentar resolver outros problemas, que consequentemente gera uma sobrecarga anormal no mesmo, por isso sempre dê preferências para tratamentos que abordem todo o corpo.

No caso da Osteopatia iremos investigar todas as possíveis causas destas dores, avaliando de forma global e tratando as reais causas das queixas.