builderall

My Image

Provavelmente você já sentiu algum tipo de dor de cabeça. Neste texto irei abordar algumas destas causas de dores.

Uma das causas que podem desencadear as cefaleias são as articulações da coluna cervical principalmente as primeiras vértebras.


E como isso ocorre?

Em artigos anteriores falei muito sobre como uma articulação se sobrecarrega em compensação a outros bloqueios. A região cervical é uma região que tem a necessidade de se adaptar de muitas maneiras para permitir os movimentos do crânio facilitando ouvir, ver, comer entre outras coisas, e com isso é submetido a inúmeros estresse e forças musculares. Quando ocorre bloqueios nesta região por choques (como acidentes de carro) e  movimentos bruscos, ocorre uma alteração da condução nervosa, alterando assim os nervos, podendo alterar o controle de músculos ou mesmo provocar dor na região da cabeça por estes bloqueios. Existem varias áreas de referencia na cabeça que correspondem a problemas da região cervical.


Outra causa é bloqueios nas suturas cranianas, todos lembram da fontanela nas crianças, este espaço mais mole nas crianças diminui e se fecha formando pequenas suturas irregulares entre os ossos do crânio, e estes ossos se movimentam uns sobre os outros, algumas vezes por minuto ou em adaptações a movimentos voluntários. Estes movimentos são muito pequenos, porém sem eles, ocorre disfunções e consequentemente provocando dores de cabeça.


Outra causa que podemos apontar são disfunções nos órgãos, quando se tem alguma modificação nos movimentos, e ou tecido conectivo dos órgãos, pode ocorrer alterações tanto de condução de informação errada, alteração de produção de hormônios e químicos e ou mesmo provocar cefaleias. Com isso faz se necessário se atentar também as vísceras e como elas estão. ( quase todos já devem ter sentido dores de cabeça e ao se alimentar as dores desaparecem, é exatamente como neste exemplo).


Podemos também apontar alterações tanto de visão quanto de controle dos músculos do olho que estão diretamente ligadas a dores de cabeça, pois se o paciente tem alterações de convergência dos olhos isso causa alterações da cervical e crânio, com a tentativa de ajustar estes fatores, para melhorar a visão e com isso altera toda a mecânica, levando a dores.

A região da boca, como as articulações temporomandibulares, quando apresenta disfunção modificam as tensões dos músculos mastigatórios e levam a dores na região lateral do crânio.


Outra alteração que ocorre com frequência é em relação as artérias e veia que nutrem a cabeça, se há alguma alteração nas vértebras torácicas superiores que controlam o fluxo sanguíneo para a cabeça, ocorre uma diminuição de sangue e nutrientes, causando sobrecarga cerebral, ocasionando dores de cabeça, outra região que pode influenciar diretamente são as vértebras cervicais principalmente as superiores que por dentro delas passam a artéria vertebral e um bloqueio destas pode bloquear o fluxo normal do sangue também. E as veias neste caso também podem estar afetadas, diminuindo a drenagem de sangue craniano, causando uma estagnação do sangue intracraniano, podendo aumentar a pressão interna e gerando dores.


Então podemos perceber que as dores de cabeça são causadas por diversas alterações e sem mencionar as causas químicas que a neurologia aborda. Para se obter um tratamento completo é necessário uma avaliação criteriosa e um trabalho em conjunto de várias especialidades, passando por neurologistas, dentistas, oftalmos, fisioterapeutas e osteopatas.